Guias e Portais

Colunas » Qual é o tema?

Qual o segredo do sucesso do tema Peppa Pig?

Com simplicidade e retrato de situações comuns do dia a dia, a animação está entre as mais assistidas no mundo
 
Peppa Pig poderia se passar por qualquer criança pequena por volta dos quatro ou cinco anos, não fosse pelo fato de ser uma porquinha. Ela vive com seus pais, Papai Pig e Mamãe Pig e seu irmãozinho mais novo, George. Eles são os personagens principais do desenho animado que já conquistou milhões de crianças pelo mundo todo, exibido em mais de 180 países.
 
Os adultos que assistem a alguns episódios da série podem sentir dificuldade para compreender por que Peppa e sua família são tão adoradas pelas crianças. O desenho do canal de TV a cabo Discovery Kids é simples, com poucos efeitos tecnológicos e o dia a dia da porquinha não tem nada de excepcional, ao contrário das histórias de super-heróis.
 
A rotina regrada de Peppa e do irmão George também é semelhante ao dia a dia das crianças pequenas, o que acaba gerando uma identificação.
 
Família perfeita
 
Além de ser próximo à vivência das crianças, o desenho também traz elementos do cotidiano que são aspirados por elas, como a ideia de uma família unida. Os pais de Peppa estão presentes em quase todos os momentos, sempre muito compreensivos e afetuosos.
 
Os pais de Peppa e George brincam de jogar bola, saem para andar de bicicleta, leem histórias para os porquinhos, tudo com bastante carinho. Esses são alguns exemplos simples, mas que estão cada vez mais distantes de algumas famílias, por conta do dia a dia apressado e sem tempo para as brincadeiras com os pequenos.
 
Peppa Pig é uma série que pode passar bons exemplos não só para as crianças, como também para os pais. É possível se espelhar no método educacional da Mamãe Pig e do Papai Pig para criar uma relação mais amorosa e verdadeiramente educativa, sem o uso de violência ou agressões verbais.
 
Quando a Peppa se comporta mal ou faz algo de errado com o irmão mais novo, por exemplo, os pais se esforçam para explicar por que ela está errada, com paciência, firmeza e amor. Tanto Peppa, como George, entendem a posição dos pais tranquilamente e os conflitos terminam.
 
A decoração é da Fantasie Festas Infantis.